Live TIM: Relato da minha Instalação


Durante a última semana, a TIM fez uma promoção “Black Friday” ou mais precisamente, Black Week, onde quem assinasse o plano 50Mb pagaria R$ 50 reais até a copa de 2014, ou seja, 30 de junho de 2014. Não há fidelização nem multa em caso de cancelamento.

Para quem não sabe, o Live TIM é a banda larga da TIM, que usa fibra óptica conectando os MSAN’s e a partir deles, cabo FE ( o cabo preto que fica por fora da casa) até uma TAR e a partir desta, para o cliente. Possui planos agressivos, com velocidades de 35Mb/s e 50Mb/s download por 20Mb e 30Mb de upload.

Eu fiz o pedido no dia 25/11/2013, segunda-feira, no dia seguinte, 26/11, de manhã recebí o email com aprovação do pedido, no mesmo dia, a tarde, recebí uma ligação agendando a instalação para quinta-feira, dia 28/11 as 14:00. Na quarta-feira, recebí outra ligação, confirmando a instalação para o dia seguinte.

No dia da instalação, o técnico apareceu ! Um pouco atrasado é verdade, pois chegou as 14:33, mas tudo bem, ele veio. Ele fez uma vistoria para verificar se poderia instalar e evitar possíveis problemas.

Por norma da TIM, o cabo preto que vem dar TAR deve ir apenas até a entrada da casa, como é feito pela OI e GVT. De lá deve ser conectado ao cabo telefônico interno da casa, compartilhando a linha telefônica, como o Velox, Speedy fazem. Com isso, se faz necessário o uso de filtros em cada telefone. Inclusive, o cabo interno deve ser aquele cabinho fino.


A minha casa possui três andares e o modem seria ligado no terceiro andar. Os conduítes da casa estão todos entupidos com fio de antena, cabo de rede e telefone. Como eu ainda sou cliente do Velox e, sinceramente, eu não confio no cabeamento atual de minha casa, eu fiz a proposta que ele levasse o cabo preto FE direto até o quarto, ficando exposto do lado de fora da casa. Fica feio, mas era o único jeito. O supervisor autorizou e assim foi feito.

O técnico chamado Rodrigo, conectou o cabo FE a TAR, que está localizada no outro lado da praça.

Em seguida, eu o acompanhei até o MSAN, localizado na rua de trás e assistí ele fazer a ligação e teste de ruído.

De volta a minha casa, ele finalizou a ligação do cabo, colocando o plug do telefone diretamente no cabo preto. Isso mesmo, minha ligação está sem emendas até a TAR, o que dá uns 30 metros de cabo. Do plug sai o cabo telefônico que é ligado ao modem.

Status do Modem Sagem F@ast 4310
Status do Modem Sagem F@ast 4310

Tudo funcionou de primeira, com o modem sincronizando a 50Mbits/s, ou mais precisamente, 57481 Kbits para download e 30Mbits/s ou 34495 Kbits para upload.

A taxa de atenuação está em 0. Isso mesmo, ZERO atenuação. Confiram o screenshot com os dados da minha linha.

De forma geral, os downloads e uploads estão ótimos. Baixei torrents com muitos seeds com a máxima velocidade.

A imagem abaixo mostra um teste feito para um servidor aqui no RJ. Reparem que a velocidade está no máxima do conexão:
LiveTIM velocidade - Servidor RJ

Agora reparem o teste feito para Kansas, nos EUA. vejam o upload:

LiveTIM velocidade - Servidor Kansas City-MO

Ao invés de postar resultado por resultado, vou postar um tabela com diversos testes para servidores localizados ao redor do planeta. Reparem no upload.

LiveTIM velocidade - Tabela de Velocidade

Nos poucos dias que estou utilizando o serviço, notei que para realizar downloads rápidos o ideal é usar um gerenciador de downloads, pois estes aceleram o download ao dividir o arquivo em partes e baixa-las simultaneamente. Em relação a páginas, não há muita diferença entre um Velox de 10 megas e uma TIM de 50 megas.

  • Lucas

    Aqui no meu prédio ta um rolo gigante, os caras não querem instalar pq dizem que as passagens estão obstruídas… Acontece porém que a vinte metros da minha caixa de telefone o cabo deles chegou, eu não entendo muito mas to achando uma puta má vontade dos caras já que me parece bastante simples eles simplesmente instalar de modo externo até mesmo da forma que você sugeriu a eles.

  • Estou a 1 mês tentando instalar aqui e eles sempre arrumam uma desculpa diferente e eu achando que só a oi que era uma bosta, agora se pra instalar é assim imagina pra fazer um reparo quando for preciso?

    • Eu nunca tive problemas a ponto de precisar que um tecnico viesse em minha casa. Mas eu tenho que admitir que o suporte por telefone caiu muito de qualidade no ultimo ano.

  • zippo57

    Leonardo,voce testou o carregamento de paginas no browser e conclui q não há muita diferença para esse seviço entre Velox 10M e TimLive 50M? Eu estava considerando o Live Tim pra 35M X Velox de 10M q tenho hoje mas se quase não tem diferença, não vejo motivo para pagar 17 reais a mais pra quase nao ter diferença.

    Outra coisa, eu moro em apartamento, vc sabe se posso manter por um periodo de 1 mes o velox e o tim live juntos? A razao da pergunta eh porque se a Tim for usar o cabeamento telefonico da Oi entao nao da pra ter Velox+Tim ao mesmo tempo, certo ? Eu entendo q o tim live teria q vir desde o quadro interno do predio ateh meu apto por um cabeamento em separado do q hj eh usado pela Oi+Velox. Agradeco comentario e um abc.

    • Na maioria das paginas você não notará diferença exceto em paginas que carregam dezenas de imagens ou cujos videos são executados automaticamente (twitter faz isso). Jogar online também não fará diferença, exceto se o jogo pedir uma taxa de * upload * maior. Mas por apenas 17 reais, eu acho que vale muito mais a pena a Live Tim.

      Eu acho que pode sim ter velox e live tim no mesmo cabo, pois eu creio que cada um deve usar canais diferentes. O velox usa 0/33 mas o modem da TIM (pelo menos o Sagemcom) não informa o vpi/vci usado.

      A instalação é quase identica a do Velox. Quase porque o cabo da TIM que vem do poste, deverá ser ligado ao quadro do seu predio. Depois será usado o mesmo cabeamento telefonico que já está instalado.

  • Alex

    O que é bom dura pouco…
    Duvido que seja coincidência, desde que as outras operadoras anunciaram que vão colocar franquia de dados, minha conexão tá desconectando direto…
    Eu tenho a impressão que está havendo migração em massa e a qualidade da Live Tim está indo pra cucuia.
    Aliás, tá caindo enquanto estou digitando isso…