Review: Impressora HP Photosmart Premium All In One C309g

Aproveitando uma promoção na Fast Shop, comprei uma impressora nova.

É o modelo HP Photosmart Premium AIO C309g, que tomou o lugar da minha antiga HP 1510 AIO, que apesar de ser uma ótima impressora, já bebeu muita tinta e gastou muitos cartuchos novos.

Por isso, não acho que valha a pena continuar a investir em novos cartuchos e tinta extra para recarrega-los.

Vamos começar com…

Links para drivers:

Driver para todas as versões do Windows, sejam elas 32bits ou 64bits
Data: 24-03-2010
Versão: 1.4.1.0
Baixe aqui: Link
Outro Link: Link

Tamanho e o peso da impressora:

Altura : 199 mm (20 cm )
Largura : 452 mm (45 cm )
Profundidade : 473 mm (47 cm) com a extensão da bandeja aberta e 390 mm (39 cm) com a extensão da bandeja fechada
Peso : 7,45 kg

Sim, ela é grande e pesada. E um dos motivos se deve ao fato dessa impressora ser capaz de imprimir frente e verso, automaticamente. Sim, um grande recurso que serve para economizar papel e aliviar a carga que muitos estudantes são obrigados a carregar quando imprimem grandes trabalhos ou apostilas. E ainda salva uma árvore ou outra.

Conexões

Você pode ligar a impressora ao seu computador de 4 formas distintas:

  1. O bom e velho cabo USB – Ao usar o cabo USB você pode obter o máximo de compatibilidade e facilidade de instalar e usar a impressora.
  2. Conexão via cabo de rede – Sim, a impressora está preparada para ser conectada ao computador via cabo de rede ou através de um roteador.
  3. Conexão via Wireless – Funciona quando conectada a um roteador wireless.
  4. Conexão via Bluetooth – Se você quer ser diferente, também há opção de conectar a impressora via Bluetooth

E tem PictureBridge, ou seja, você pode conectar uma câmera digital e imprimir diretamente da câmera.

Display LCD

A impressora conta com um display LCD de 3.5 polegadas, com uma qualidade razoável e sensível a toque. A imagem perde qualidade dependendo do ângulo de visão. A tela tem boa sensibilidade ao toque, respondendo rapidamente aos comandos.


Scanner

O scanner tem resolução, por hardware, de 4800×4800 dpi e óptica de 4800 dpi. Possui 48bits de profundidade de 65 mil níveis de cinza. Na prática, as imagens escaneadas ficam boas, mas pequenos defeitos como arranhões ou amassados, se sobressaem.

Como toda boa multifuncional, ela também serve para xerox. Suas cópias são razoáveis e dá para quebrar o galho.

 Cartuchos de Tinta

Chegamos ao ponto polêmico de toda impressora jato de tinta: seu consumo de tinta. Vamos começar explicando que ela usa 5 cartuchos de tinta, modelo HP 564. Calma, sem desespero. Cada cartucho é para uma cor, ou seja, preto, cyan, magenta, amarelo. E o quinto cartucho é o preto fotografico. Pois é, tem 2 cartuchos pretos…  Cada cartucho original custa cerca de 30 reais. E o mais interessante, não possuem cabeça de impressão ! São cartuchos como os da Epson, sem cabeça, por isso mais baratos.

A cabeça de impressão fica na impressora. E ao contrário da Epson, ela é removível, o que permite que em caso de problemas, o usuário possa comprar um cabeça nova. O único problema é acha-la no Brasil. No Ebay custa cerca de 35 dólares.

Mas o pior de tudo é que ela bebe tinta preta. Eu esvaziei o cartucho preto que a acompanha, imprimindo umas 100 páginas de texto  e alguns poucos gráficos e a impressora já alertou que está na hora de trocar o cartucho. Depois eu escrevo sobre como recarregar os cartuchos e indico onde comprar cartuchos vazios para ela.

Uma curiosidade. Como eu já comentei, a impressora utiliza dois cartuchos pretos, um comum e um “preto fotográfico”. O que torna tal fato curioso é que o cartucho preto comum é o mais fino enquanto que o fotográfico é o mais grosso, com mais tinta. Se a tinta do cartucho preto comum acabar, você não pode imprimir textos utilizando a tinta do cartucho preto fotográfico.

Drivers

Na página da HP há um pacotão de 160 megas com drivers atualizados em 2010. Pelo menos eles são compatíveis com Windows 7 x64 e são universais, ou seja, um download para todos os sistemas Microsoft. Para quem não entendeu: basta baixar o pacote completo e você poderá instala-lo no Windows XP, Windows Vista e Windows 7, tanto em suas versões 32 bits, tanto nas versões 64 bits.

Para agilizar, eu disponibilizei os drivers online. Basta baixa-lo e seguir cuidadosamente as instruções. E o mais importante: só conecte a impressora ao PC quando esta ação for solicitada. Caso contrário, uma série de erros e problemas pode acontecer. Há diversos relatos de usuários desesperados por não conseguirem instalar os drivers corretamente e a maioria dos problemas ocorreu por terem instalado a impressora antes de instalar os drivers.

Acessórios


A HP foi muito generosa com seus clientes. Além de incluir um jogo de 5 cartuchos carregados, eles ainda embalaram um cabo USB ! Não é incrível ? Para quem não sabe, a HP não costuma fornecer o cabo USB. Eu acho que o cabo USB é muito caro por ser complexo e necessitar de alta tecnologia para ser produzido e por isso a HP não o inclui com nobre intenção de deixar a impressora com o preço mais acessível possível.

Falando sério, a HP incluiu uma pequena necessaire, contendo o caríssimo cabo USB, uma amostra do papel fotográfico, o guia rápido de instalação, um cd e uma flanela. Sim, uma flanela.

Apesar de não ser um acessório, vou falar aqui sobre a fonte. Ou melhor, sobre o cabo de força que é conectado a fonte, pois esta não tem absolutamente nada de diferente de outras fontes da HP. Agora o cabo é algo curioso, pois para começar o conector redondo, que atualmente é proibido no nosso país. Sim, não se pode mais comercializar nenhum produto com o plugues diferentes do nosso padrão 3 pinos. Palmas para a HP, pois assim não preciso comprar um adaptador para poder ligar a impressora. Mas o mais interessante é o comprimento do cabo de força, com seus incríveis 50cm de comprimento.

Para muitos isso não é um problema, mas para mim representou uma pequena despesa, pois tive que fazer uma extensão. Meu no-break APC fica  próximo ao chão, enquanto a impressora fica no alto, no lado oposto ao no-break. Vocês devem estar se perguntando porque eu não levei a fonte da impressora para mais perto do no-break, certo ? Não dá, pois o comprimento do cabo que conecta a impressora a fonte é de apenas 1 metro. Com isso, a fonte ia ficar pendurada, em uma diagonal e ainda assim não chegaria até o no-break.

Qualidade da Impressão

As páginas de texto impressas possuem ótima qualidade, sem qualquer defeito aparente e com as letras bem nítidas, bem desenhadas. Curiosamente, o modo rascunho possui ótima qualidade não deixando nada a desejar ao modo “normal”.


Infelizmente, ao imprimir fotos, eu notei que há um certo “pontilhado” na imagem, como se a foto tivesse artefatos. Testei inclusive em alta qualidade mas ainda percebí esses pontos. Talvez por ter usado papel comum ao invés de papel fotográfico.

Ainda sobre as fotos, em papel comum de gramatura 75g/m2, o papel ficou “molhado” e enrugado. Parece que a impressora usa um pouco mais de tinta do que a minha antiga PSC 1510. Com isso a folha absorve mais tinta, deixando o papel de baixa gramatura enrugado.

Velocidade da Impressão

Vocês já ouviram falar que máquina de xerox e impressora laser tem que “esquentar” antes de serem usadas ? Pois é, esta deskjet também tem que esquentar antes de usar. Ela demora uns bons 20 segundos antes de começar a imprimir. Durante o aquecimento, parece que impressora movimenta todas as engrenagens.  Mas depois que começa a impressão ela é rápida.

Barulho

Muito barulhenta, principalmente durante o aquecimento. Alguma vezes chega a incomodar.

Algumas Fotos

As fotos não ficaram muito boas mas eu creio que elas mostrarão algumas particularidades, como a cabeça de impressão, que poucos já viram. Cliquem na imagem para visualizarem em maior resolução.

Caixa da Impressora HP Photosmart Premium C309g

 

Abrindo a Caixa da HP
Abrindo a Caixa da HP

 

A impressora, cheia de fita Azul
A impressora, cheia de fita Azul

 

A traseira da impressora
A traseira da impressora
Cartuchos Compatíveis - HP 564
Cartuchos Compatíveis - HP 564

 

Cortesia HP: Um Kit de cartuchos HP 564
Cortesia HP: Um Kit de cartuchos HP 564

 

Cabeça de Impressão HP
Cabeça de Impressão HP

 

Necessaire HP: Tudo o que sua HP precisa no dia a dia
Necessaire HP: Tudo o que sua HP precisa no dia a dia

 

Incrível: a HP fornecendo um cabo USB !
Incrível: a HP fornecendo um cabo USB !

 

O pequeno cabo de força
O pequeno cabo de força

 

O CD e a flanela
O CD e a flanela

 

A impressora possui um olhar Cylon
A impressora possui um olhar Cylon

 

A Fonte
A Fonte

  • junao

    oi boa tarde !! tô precisando a cabeça hp 564 , qual o preços ?  me mande  a resp mo meu email.     designer_prata@hotmail.com       abrc

  • Daniel da Silva

    Boa tarde, ainda está com a impressora?

    me responda no email

    daniel_ds@live.com.pt

  • Daniel da Silva

    Boa noite, qual o valor da impressora? e qual sua localidade?

  • Mario Porfírio Souza

    Sua informação tá errada, o cartucho mais grosso é o preto comum