Review: Sandisk SSD SDSSDX-240G Extreme


sandisk extreme 240GbJá tem algum tempo que eu comprei na Amazon americana, um SSD da Sandisk, modelo SDSSDX-240G, com 240Gb. Aproveitei uma das promoções e paguei 160 dólares por ele. Com o frete e redirecionamento, saiu por 210 dólares, ou aproximadamente, 420 reais. Graças a Deus não precisei contribuir com bolsa-família nem com a tintura de cabelo da Dilma.

Um dos motivos que me fizeram optar pela marca Sandisk foi a garantia de 3 anos, que segundo o suporte técnico, é válida no Brasil também ! Ou seja, assim como a Seagate tem garantia no Brasil de seus HDs, a Sandisk também dá garantia a seus SSDs no Brasil, mesmo se comprados no exterior !

Sandisk_Ultra_Embalagem

Vamos falar sobre o drive em sí. Ele é pequeno, não esquenta quase nada e é rápido, mesmo quando ligado a uma porta sata 2. E eu posso afirmar isso, pois eu o utilizo em uma placa-mãe antiga, sem suporte ao sata 3.

Sandisk SSD Especifcações
Sandisk SSD Especifcações

Como eu disse, a placa-mãe do meu computador não suporte sata rev 3.0, por isso a velocidade máxima de leitura e escritas são aproximadamente a metade do que seriam se o SSD estivesse conectado a uma placa-mãe mais moderna. Confiram na imagem abaixo:

Benchmark SanDisk SDSSDX24

Vamos agora a algumas observações sobre o uso diário desta unidade:

1. Desempenho: Quem usar um SSD por algumas horas, jamais vai querer voltar a usar um HD como unidade principal do Sistema Operacional. Sério, o boot é coisa de 5 segundos até que o Windows carregue e seus programas / módules inicializem, como anti-vírus e rede. Os programas básicos como Office, Firefox, Chrome, ficam praticamente sem lag, pois todas as bibliotecas e cache estão no SSD, cujo tempo de acesso é de quase 0 ms.

2. Sistema Operacional: Quando eu comprei o SSD eu estava usando o Windows 7. Migrei a instalação do HD para o SSD e ficou muito rápido. Fiz um teste com o Windows 8 e ficou ainda mais rápido. Ao que parece, o Windows 8 foi otimizado pela Microsoft especialmente para uso com SSDs e por isso ele aproveita melhor seu desempenho.

3. Aquecimento: De acordo com os dados do Sandisk SSD Toolbox, que é o software de gerenciamente e diagnóstico básico do SSD, a temperatura fica em torno dos 30 graus. Meus HDs atinge por volta dos 48 graus.

4. Barulho: ZERO .

5. Custo x Beneficio : Para mim saiu a quase a 2 reais o gigabyte. No entanto, devido ao aumento da prontidão do sistema e desempenho global, valeu a pena. Tudo fica rápido, pois há anos que o principal gargalo em nossos computadores era justamente a unidade de armazenamento de dados, ou seja, nossos HDs.

Conclusão: O melhor upgrade que qualquer usuário pode fazer em seu micro é um SSD de pelo menos 120Gb. Esqueça os menores, pois não dá para instalar muita coisa. Um SSD dá outra vida ao computador e em notebooks / netbooks, pode ser o único caminho para um upgrade.

  • Fabricio

    perfeito…gostei dos relatos e graças a ele estou comprando um para mim hoje mesmo….era tudo que eu precisa saber…parabéns pelo post….