Cuidado com o novo WordPress 2.7 !

Eu atualizei o blog de um amigo meu para o WordPress 2.7 e aparentemente tudo funcionava bem. Até que ele tentou usar a nova versão do plugin WP-Email.

Este plugin adiciona um link em cada postagem permitindo aos nossos leitores enviarem o post via email, para quem ele quiser. E ainda permite configurar o corpo da mensagem, nos dando a oportunidade de colocar um convite para que o destinatário do email venha visitar nosso blog.

Mas então, com a nova versão do WordPress, todas as mensagens que eram enviadas pelo WP-EMail, apareciam com as letras truncadas, ou seja, vogais acentuadas como á é ó , apareciam como lixo no email.

Ao verificar o código fonte do email, eu notei que ele estava sendo enviado com o codepage ISO-8859-1, ao invés do UTF-8. Eu pude ter certeza disso porque eu tinha guardado um email antigo e ao examinar o código-fonte deste email, eu ví que estava em UTF-8.

Esse erro acontece porque algum programador do WordPress 2.7 resolveu mudar uma configuração no arquivo \wp-includes\class-phpmailer.php para o codepage ISO-8859-1. Como os posts são armazenados no formato UTF-8, essa alteração nos brindava com uma bela confusão em nossos emails.

Eu não sei o motivo de tal alteração, por isso, eu resolví voltar a configuração antiga, ou seja, UTF-8. Se você quiser fazer o mesmo, altere seu \wp-includes\class-phpmailer.php, linha 50, de:

Wordpress 2.7 Possível Bug: iso-8859-1
Wordpress 2.7 Possível Bug: iso-8859-1

Para:

Wordpress 2.7 Possível Bug: iso-8859-1 - Consertado
Wordpress 2.7 Possível Bug: iso-8859-1 - Consertado

Basta fazer essa alteração e tudo voltará a ser como era antes.

Editando: Eu contactei o  desenvolvedor do plugin WP-Email, Lester e ele abriu uma ocorrência no bug tracker. Vejam neste link.