Dica: Como instalar drivers do celular Motorola V3 no Windows 7, Windows 8 e MAC – Finalmente Atualizado !

Atualizando !

Não há mais necessidade de qualquer dica para instalar os drivers para o motorola V3 ou V3C. Basta baixar os drivers atuais e seguir o processo de instalação corretamente.

Ao término da instalação, você poderá conectar o celular ao computador. Com isso, você poderá carregar a bateria do celular usando a porta USB do computador e utiliza-lo como modem.

Eu creio que aqueles programas mais antigos da Motorola para acessar agenda do telefone também funcionem. Mas não os testei.

Download direto do site da Motorola

Se você é um usuário de MAC, o link para baixar drivers para os Sistemas Operacionais MAC 10.5.8 Leopard, 10.6 Snow Leopard, 10.7 Lion e 10.8 Mountain Lion é este aqui:

Download direto do site da Motorola

Então, por favor, ignorem o texto abaixo. Eu vou mante-lo apenas para fins históricos.


Um dos celulares mais tradicionais do mercado, apesar de totalmente ultrapassado, o motorola V3 ainda possui muitos usuários, pois pode ser comprado barato ou até mesmo obtido de graça ao negociar com a operadora de telefonia.

Quando plugado via USB, você pode carregar sua bateria, mas para isso, os drivers do celular deverão ser instalados corretamente. Existem drivers compatíveis até com o Windows Vista, incluindo sua versão 64 bits, mas ainda não há uma versão que instale no Windows 7. Já existe versão oficial para Windows 7 x64 e x32.

O problema é que o programa de instalação não permite instalar os drivers no Windows 7, pois não o reconhece como sistema compatível. Para resolver o problema, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta no site MotoDev, um site da Motorola voltado para desenvolvedores. A inscrição é totalmente gratuíta.
  2. Após se cadastrar, logue no site e baixe a versão correspondente ao seu Sistema Operacional: x32 ou x64 . Salve em uma pasta qualquer, por exemplo, C:\Driver
  3. Abra um Command Prompt ( Prompt de Comando ou janelinha do DOS) e digite   ”   cd c:\driver   ”  sem aspas.
  4. Agora iremos descompactar o driver. Digite:    msiexec /a Handset_USB_Driver_x64_v3.7.0.msi /qn TARGETDIR=”C:\Driver”        .Lembre-se que o nome Handset_USB_Driver_x64_v3.7.0.msi  pode variar.
  5. Clique em Iniciar->Executar e digite hdwwiz.exe   . Este comando irá abrir o Assistente para Instalação de Novo Hardware.
  6. Clique em Proximo, Instalar Manualmente … (Avançado) – Próximo , selecione a opção Mostrar todos os Dispositivos – Próximo, clique no botão “Com disco” . Algumas versões do Windows exibem apenas um pedaço desse botão, clique assim mesmo. Uma janelinha vai abrir, clique em Procurar e vá navegando até a pasta C:\Driver\Common Files xxxx Files\Motorola Shared\MOTPCSDrivers\Drivers . Uma nova listagem vai aparecer. Selecione o arquivo  motmodem.inf  e clique em open. Clique em OK.
  7. Uma nova janela vai se abrir. No lado esquerdo, selecione MOTOROLA e no lado direito selecione Motorola USB Modem. Clique em Próximo e depois em próximo novamente.

Com isso, o Windows 7 irá instalar o driver e você poderá não apenas recarregar a bateria via USB, mas utilizar alguns programas para alterar o conteúdo da memória do celular, instalar jogos, baixar fotos, etc…