Fonte Seventeam 550W P-AG e no-breaks APC


Há cerca de um ano eu comprei essa fonte Seventeam de 550W, modelo P-AG. Ela ia substituir uma outra fonte, também da marca Seventeam, de modelo 350BKV. Diga-se de passagem, essa 350BKV funcionou (e ainda funciona no micro da minha irmã) muito bem, sem qualquer problema. E foi minha primeira fonte de verdade, comprada através de um fórum, em uma época onde não existiam fontes de verdade no mercado brasileiro. Sério, há uns anos atrás só havia umas fontes xing-ling no Brasil e no InfoCentro, o camelódromo de informática do Rio de Janeiro.

Voltando a falar da fonte P-AG, que inclusive tem um excelente review nesse link, essa fonte apresenta uma peculiaridade: toda vez que meu no-break APC BR1500 é ativado, ela faz um zumbido estranho, como se fosse um assobio. Esse barulho não ocorria com minha antiga 350BKV.

Na primeira vez que isso ocorreu, eu levei a fonte de volta a loja e troquei por outra, de mesmo modelo. Mas o barulho continuou. Tentei o suporte da APC e da Seventeam no Brasil, mas sem qualquer sucesso. A APC não me respondeu, mas o suporte da Seventeam, dado pela Windys, não ajudou muito.

Em todo o caso, há uma teoria que talvez explique esse problema. Essa fonte tem PFC Ativo, que alguns dizem aumentar a eficiência da fonte. Já o no-break APC, não é senoidal, ou seja, a energia que ele fornece, quando analisada, demonstra ter o formato de onda quadrada.

Ao que parece, o PFC Ativo da Seventeam e possivelmente algumas outras fontes, digamos populares ( popular, mas não vagabunda e mentirosa ), pode ser vítima do formato de onda quadrada desse e de outros no-breaks. Como e porquê eu não sei…

Infelizmente, não há muita opção. Ou eu troco de fonte, ou troco de no-break. Por ora, eu continuo com a fonte, pois se for para comprar uma fonte nova, que seja uma fonte de ótima qualidade. E eu sei que não será barato…

Então eu gostaria de pergunta aos meus leitores: alguém já teve algum problema parecido com esse ?

1 comentário em “Fonte Seventeam 550W P-AG e no-breaks APC”

  1. Olá Leonardo!

    Sou do suporte técnico da APC.
    Se voce entrou em contato com o suporte no 0800-555-272 e falou com um dos analistas, com certeza a explicação foi dada. Aproveito para retificar o que há muito já estamos esclarecendo aos nossos cliente:

    O PFC (Correção de Fator de Potência) é usado para melhorar a eficiência das
    fontes chaveadas usando filtros LC (condensadores e bobinas) sintonizados próximo
    dos 60 Hz da rede elétrica. Alguns “no-break” possuem saída não senoidal (onda quadrada)
    e estes filtros provocam uma sobrecarga nos “no-break” que pode até queimá-los. O BR1500 é um No Break da linha BACK UPS e estes, quando acionam a bateria, o tipo de onda na sua saída é semi-senoidal ou senoide aproximada. Já os No Breaks da linha SMART UPS da APC são TODOS com saída senoidal mesmo em bateria.

    Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.
    PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.
    O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas,
    aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.
    O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

    Qualquer dúvida, contate nosso suporte técnico APC.

    Atentamente,
    Rodrigo Morais – Analista de Suporte LA APC.

    Responder

Deixe um comentário