Live TIM: Relato da minha Instalação


Durante a última semana, a TIM fez uma promoção “Black Friday” ou mais precisamente, Black Week, onde quem assinasse o plano 50Mb pagaria R$ 50 reais até a copa de 2014, ou seja, 30 de junho de 2014. Não há fidelização nem multa em caso de cancelamento.

Para quem não sabe, o Live TIM é a banda larga da TIM, que usa fibra óptica conectando os MSAN’s e a partir deles, cabo FE ( o cabo preto que fica por fora da casa) até uma TAR e a partir desta, para o cliente. Possui planos agressivos, com velocidades de 35Mb/s e 50Mb/s download por 20Mb e 30Mb de upload.

Eu fiz o pedido no dia 25/11/2013, segunda-feira, no dia seguinte, 26/11, de manhã recebí o email com aprovação do pedido, no mesmo dia, a tarde, recebí uma ligação agendando a instalação para quinta-feira, dia 28/11 as 14:00. Na quarta-feira, recebí outra ligação, confirmando a instalação para o dia seguinte.

No dia da instalação, o técnico apareceu ! Um pouco atrasado é verdade, pois chegou as 14:33, mas tudo bem, ele veio. Ele fez uma vistoria para verificar se poderia instalar e evitar possíveis problemas.

Por norma da TIM, o cabo preto que vem dar TAR deve ir apenas até a entrada da casa, como é feito pela OI e GVT. De lá deve ser conectado ao cabo telefônico interno da casa, compartilhando a linha telefônica, como o Velox, Speedy fazem. Com isso, se faz necessário o uso de filtros em cada telefone. Inclusive, o cabo interno deve ser aquele cabinho fino.

A minha casa possui três andares e o modem seria ligado no terceiro andar. Os conduítes da casa estão todos entupidos com fio de antena, cabo de rede e telefone. Como eu ainda sou cliente do Velox e, sinceramente, eu não confio no cabeamento atual de minha casa, eu fiz a proposta que ele levasse o cabo preto FE direto até o quarto, ficando exposto do lado de fora da casa. Fica feio, mas era o único jeito. O supervisor autorizou e assim foi feito.

O técnico chamado Rodrigo, conectou o cabo FE a TAR, que está localizada no outro lado da praça.

Em seguida, eu o acompanhei até o MSAN, localizado na rua de trás e assistí ele fazer a ligação e teste de ruído.

De volta a minha casa, ele finalizou a ligação do cabo, colocando o plug do telefone diretamente no cabo preto. Isso mesmo, minha ligação está sem emendas até a TAR, o que dá uns 30 metros de cabo. Do plug sai o cabo telefônico que é ligado ao modem.

Status do Modem Sagem F@ast 4310
Status do Modem Sagem F@ast 4310

Tudo funcionou de primeira, com o modem sincronizando a 50Mbits/s, ou mais precisamente, 57481 Kbits para download e 30Mbits/s ou 34495 Kbits para upload.

A taxa de atenuação está em 0. Isso mesmo, ZERO atenuação. Confiram o screenshot com os dados da minha linha.

De forma geral, os downloads e uploads estão ótimos. Baixei torrents com muitos seeds com a máxima velocidade.

A imagem abaixo mostra um teste feito para um servidor aqui no RJ. Reparem que a velocidade está no máxima do conexão:
LiveTIM velocidade - Servidor RJ

Agora reparem o teste feito para Kansas, nos EUA. vejam o upload:

LiveTIM velocidade - Servidor Kansas City-MO

Ao invés de postar resultado por resultado, vou postar um tabela com diversos testes para servidores localizados ao redor do planeta. Reparem no upload.

LiveTIM velocidade - Tabela de Velocidade

Nos poucos dias que estou utilizando o serviço, notei que para realizar downloads rápidos o ideal é usar um gerenciador de downloads, pois estes aceleram o download ao dividir o arquivo em partes e baixa-las simultaneamente. Em relação a páginas, não há muita diferença entre um Velox de 10 megas e uma TIM de 50 megas.