Parace piada de português: Espanha desenvolve submarino que não pode navegar


s-80_140x140A Espanha resolveu desenvolver quatro submarinos, com a mais moderna tecnologia disponível, com um custo estimado de 3 bilhões de dólares. Uma excelente idéia, diga-se de passagem, pois a construção de avançados submarinos requer tecnologia de ponta e um confiança em sua equipe de engenharia.

Mas ao que parece, alguns engenheiros estavam muito ocupados lendo piadas de português, pois erraram a conta e desenvolveram um projeto que resultou em submarinos mais pesados do que deveriam. E o que acontece com um submarino mal projetado ? Vai direto para o fundo do mar. Os erros foram cometidos por engenheiros da firma de construção Navantia, que foi contratada para construir a frota de submarinos S-80.


Devido ao erros de cálculo dos engenheiros, a Espanha terá duas escolhas: ou dá um jeito do submarino ficar mais leve, pois 100 toneladas é muita coisa para o tamanho de S-80, ou então, alonga o submarino para compensar o peso extra. É claro que qualquer opção irá onerar ainda mais o projeto.

O ministério da defesa da Espanha, que é o responsável por fiscalizar o andamento do projeto, ainda não divulgou quanto custará aos contribuintes espanhóis este erro e nem quanto tempo demorará para consertá-lo. No entanto, a firma Navantia já estimou que seu erro irá atrasar a conclusão do projeto em pelo menos 2 anos.

Agora me digam, isso parece piada de português ou golpe de político brasileiro para embolsar dinheiro ?

Fonte