Dica: Como detectar e remover Rootkits

Vamos começar explicando o que é um Rootkit e a sua origem. Um rootkit é um conjunto de programas (kit) que possui privilégios de acesso ao sistema de alto nível (root).

Com a privilégios de root, ou seja, do administrador, eles podem esconder a sí mesmos e a outros programas que compõe o kit, de forma a ficarem invisíveis ao sistema, ao usuário e a programas de detecção.

Ao se manter escondido, o rootkit pode prover ao hacker diversas opções para se divertir com o sistema em questão:

1. O rootkit pode esconder programas e serviços, de forma a camuflar a invasão e acesso de terceiros ao sistema;
2. O rootkit pode substituir programas e serviços por versões especialmente adulteradas para cumprir determinadas tarefas;
3. O rootkit pode abrir backdoors no sistema infectado, de modo a permitir ao hacker acessar o sistema e roubar informações ou mesmo utilizar a infraestrutura disponível ( lan, acesso internet, vpn) para fins excusos.
4. O rootkit pode instalar keyloggers para capturar tudo o que for digitado ou até mesmo toda a área de trabalho, dessa forma capturando senhas e dados seguros.
Continue lendo “Dica: Como detectar e remover Rootkits”

Dica: Como instalar drivers do celular Motorola V3 no Windows 7, Windows 8 e MAC – Finalmente Atualizado !

Atualizando !

Não há mais necessidade de qualquer dica para instalar os drivers para o motorola V3 ou V3C. Basta baixar os drivers atuais e seguir o processo de instalação corretamente.

Ao término da instalação, você poderá conectar o celular ao computador. Com isso, você poderá carregar a bateria do celular usando a porta USB do computador e utiliza-lo como modem.

Eu creio que aqueles programas mais antigos da Motorola para acessar agenda do telefone também funcionem. Mas não os testei.

Download direto do site da Motorola

Se você é um usuário de MAC, o link para baixar drivers para os Sistemas Operacionais MAC 10.5.8 Leopard, 10.6 Snow Leopard, 10.7 Lion e 10.8 Mountain Lion é este aqui:

Download direto do site da Motorola

Então, por favor, ignorem o texto abaixo. Eu vou mante-lo apenas para fins históricos.


Um dos celulares mais tradicionais do mercado, apesar de totalmente ultrapassado, o motorola V3 ainda possui muitos usuários, pois pode ser comprado barato ou até mesmo obtido de graça ao negociar com a operadora de telefonia.

Quando plugado via USB, você pode carregar sua bateria, mas para isso, os drivers do celular deverão ser instalados corretamente. Existem drivers compatíveis até com o Windows Vista, incluindo sua versão 64 bits, mas ainda não há uma versão que instale no Windows 7. Já existe versão oficial para Windows 7 x64 e x32.

O problema é que o programa de instalação não permite instalar os drivers no Windows 7, pois não o reconhece como sistema compatível. Para resolver o problema, siga os seguintes passos: Continue lendo “Dica: Como instalar drivers do celular Motorola V3 no Windows 7, Windows 8 e MAC – Finalmente Atualizado !”

Cuidado com o novo WordPress 2.7 !

Eu atualizei o blog de um amigo meu para o WordPress 2.7 e aparentemente tudo funcionava bem. Até que ele tentou usar a nova versão do plugin WP-Email.

Este plugin adiciona um link em cada postagem permitindo aos nossos leitores enviarem o post via email, para quem ele quiser. E ainda permite configurar o corpo da mensagem, nos dando a oportunidade de colocar um convite para que o destinatário do email venha visitar nosso blog.

Mas então, com a nova versão do WordPress, todas as mensagens que eram enviadas pelo WP-EMail, apareciam com as letras truncadas, ou seja, vogais acentuadas como á é ó , apareciam como lixo no email.

Ao verificar o código fonte do email, eu notei que ele estava sendo enviado com o codepage ISO-8859-1, ao invés do UTF-8. Eu pude ter certeza disso porque eu tinha guardado um email antigo e ao examinar o código-fonte deste email, eu ví que estava em UTF-8.

Esse erro acontece porque algum programador do WordPress 2.7 resolveu mudar uma configuração no arquivo \wp-includes\class-phpmailer.php para o codepage ISO-8859-1. Como os posts são armazenados no formato UTF-8, essa alteração nos brindava com uma bela confusão em nossos emails.

Continue lendo “Cuidado com o novo WordPress 2.7 !”

Download o livro oficial do Google: Google’s Search Engine Optimization Starter Guide


Navegando por aí, acabei caindo na página TheChetan, onde um post sobre um ebook publicado pelo Google me chamou atenção.

Este livro é um guia sobre como otimizar seu site para mecanismos de busca e creio que poderá dar algumas dicas para qualquer um que quiser que seu site se sobressaia na vastidão da base de dados do Google.

Eu o lí e não ví nada demais, apesar do livro reiterar algumas recomendações interessantes sobre a compra de links visando aumento de pagerank e sobre o uso do nofollow. Vocês sabiam que se eu linkar um site que o Google não goste, como aqueles sites de SPAM, eu perco pontos com o Google ? Tudo bem, mas como a gente pode descobrir se um site é do “bem” ou do “mal” ?
Continue lendo “Download o livro oficial do Google: Google’s Search Engine Optimization Starter Guide”

Patch TCP-Z para aumentar o número de conexões TCP/IP no Windows Vista x64 e x32

Na realidade, não é um patch, mas sim um device driver que é carregado durante a inicialização do Windows Vista e permite a alteração do número de conexões half-open, sem alterar qualquer arquivo de sistema. Isso mesmo, ao invés de alterar o arquivo TCPIP.SYS, o device driver irá alterar o valor diretamente na memória, mantendo assim a integridade dos arquivos do Windows.

Esse device driver pode ser utilizado em todas as versões do Windows Vista, inclusive no SP1, assim como 32bits e 64bit, inclusive no Windows XP SP2, Windows 2003, Windows 2008 e no Windows 7.

Provavelmente muitos irão dizer que não precisam desse patch, alegando que não há melhora alguma. Tudo o que eu posso dizer é que em meu computador, quando eu executo o uTorrent, na mesma hora meu Firefox e Internet Explorer param de abrir páginas. E só volta ao normal depois de alguns minutos. Toda vez que um novo torrent é adicionado, e este tem muitas fontes, o problema ocorre novamente. Esse comportamente só é corrigido ao utilizar esse patch.

Nesta página você poderá conferir alguns screenshots do patch em ação.  E nesta página, você poderá baixar a última versão do patch.
Continue lendo “Patch TCP-Z para aumentar o número de conexões TCP/IP no Windows Vista x64 e x32”